Garantias Locatícias. - RE/MAX Platinum

GARANTIAS NO CONTRATO DE LOCAÇÃO.

A Garantia no contrato de locação, nada mais é do que a garantia para o proprietário que ele vai receber o aluguel. Essa garantia deve vigorar por todo o período do contrato de locação. Para tanto há diferentes modalidades de garantias permitidas por lei, mas, o proprietário poderá exigir apenas uma das modalidades.

FIANÇA é a garantia mais utilizada e conhecida. O Fiador compromete-se legalmente a pagar o aluguel e todos os seus encargos, caso o locatário não o faça. Poderá o Proprietário ou seu Procurador exigir novo fiador ou substituição da modalidade de garantia, nos seguintes casos:
Morte do fiador;
Ausência, interdição, falência ou insolvência do fiador, declaradas judicialmente;
Alienação ou gravação dos bens imóveis do fiador ou sua mudança endereço sem comunicação;
Exoneração do fiador;
Prorrogação da locação por prazo indeterminado, sendo a fiança ajustada por prazo certo;
Desaparecimento dos bens móveis ou imóveis;
Desapropriação ou alienação do imóvel.

CAUÇÃO em dinheiro, por intermédio de deposito bancário. É uma modalidade em que o inquilino entrega dinheiro como garantia. O depósito normalmente se dá no montante equivalente a 3 (três) alugueres devendo ser depositado em conta de poupança, de propriedade do proprietário do imóvel. Ao final do prazo de locação, caso os pagamentos estejam em dia, o valor dado como garantia é devidamente devolvido ao inquilino com as correções pelo índice da TR.

CAUÇÃO em imóvel como garantia de pagamento ao aluguel é realizado junto ao Cartório de Registro de Imóveis da Cidade quando será averbada na matricula do imóvel o contrato de locação. Este imóvel não poderá ser vendido, cedido, doado, ou nele recair qualquer outro tipo de ônus que o Proprietário da Caução tenha a preferência ou autorize.

SEGURO FIANÇA é um serviço contratado junto a seguradora, que, após uma análise do crédito do Locatário assegurará o contrato como se fosse um Fiador (há limites contratuais) cobrindo eventuais atrasos ou inadimplência no pagamento do aluguel. Para tanto se encarregam de cobrar uma taxa anual do Locatário. Na Slap Imóveis nós parcelamos esta taxa em 10 parcelas mensais, suáveis, desde que o imóvel seja administrado pela imobiliária.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO é uma excelente alternativa para a modalidade de caução, os valores são acordados entre as partes a partir de 06 (seis) alugueres, sem a necessidade de um fiador envolvido, sem a necessidade de analise do crédito do Locatário, o qual, garante o contrato de locação podendo o valor ser levantado pelo proprietário em caso de inadimplência contratual ou ao final do contrato ser devolvido, devidamente, corrigido pela TR ao locatário, o qual ainda participa de vários sorteios mensais.

Tire suas dúvidas